Emissão de direitos sobre opções de ações
Noções básicas sobre problemas de direitos.
Empresas sem dinheiro podem recorrer a questões de direitos para arrecadar dinheiro quando realmente precisam. Nessas ofertas de direitos, as empresas concedem aos acionistas a oportunidade de comprar novas ações com desconto para o preço de negociação atual. Vamos ver como as questões de direitos funcionam e o que elas significam para todos os acionistas.
Definindo um problema de direitos e por que ele é usado.
Uma questão de direitos é um convite para que os acionistas existentes comprem novas ações da empresa. Mais especificamente, esse tipo de emissão dá aos acionistas existentes títulos denominados "direitos", os quais, bem, dão aos acionistas o direito de comprar novas ações com desconto sobre o preço de mercado em uma data futura. A empresa está dando aos acionistas a chance de aumentar sua exposição às ações a um preço com desconto. (Para mais, assista ao vídeo sobre o problema de direitos das ações.)
Mas até a data em que as novas ações podem ser compradas, os acionistas podem negociar os direitos no mercado da mesma forma que eles negociariam ações ordinárias. Os direitos emitidos a um acionista têm um valor, compensando assim os atuais acionistas pela diluição futura do valor de suas ações existentes.
As empresas problemáticas normalmente usam os direitos para pagar dívidas, especialmente quando não conseguem mais empréstimos. Mas nem todas as empresas que buscam ofertas de direitos são instáveis. Alguns com balanços patrimoniais limpos usam questões de direitos para financiar aquisições e estratégias de crescimento. Para ter certeza de que aumentará as finanças, uma empresa normalmente, mas nem sempre, tem sua emissão de direitos subscrita por um banco de investimento. (Veja também: Qual é o papel de um banco de investimento?)
Como funcionam os problemas de direitos.
Então, como funcionam as questões de direitos? A melhor maneira de explicar é através de um exemplo.
Digamos que você possua 1.000 ações na Wobble Telecom, cada uma com US $ 5,50. A empresa está com problemas financeiros e precisa levantar dinheiro para cobrir suas obrigações de dívida. A Wobble, portanto, anuncia uma oferta de direitos, na qual planeja levantar US $ 30 milhões com a emissão de 10 milhões de ações para investidores existentes a um preço de US $ 3 cada. Mas esta questão é uma questão de três para 10 direitos. Em outras palavras, para cada 10 ações que você possui, a Wobble está oferecendo a você mais três a um preço com descontos profundos de $ 3. Esse preço é 45% menor que o preço de US $ 5,50 no qual as ações da Wobble são negociadas. (Para ler mais, consulte Noções básicas sobre desdobramentos.)
Como acionista, você tem basicamente três opções ao considerar o que fazer em resposta à questão dos direitos. Você pode (1) assinar a questão dos direitos na íntegra, (2) ignorar seus direitos ou (3) vender os direitos a outra pessoa. Vamos ver como buscar cada opção e os possíveis resultados.
1. Aceite os direitos de compra integral.
Para aproveitar a questão dos direitos na íntegra, você precisaria gastar US $ 3 para cada ação da Wobble que você tem o direito de adquirir sob o assunto. Como você detém 1.000 ações, você pode comprar até 300 novas ações (três ações para cada 10 que você já possui) ao preço com desconto de US $ 3, dando um preço total de US $ 900.
No entanto, enquanto o desconto nas ações recém-emitidas é de 45%, ele não vai ficar lá. O preço de mercado das ações da Wobble não poderá ficar em US $ 5,50 após a conclusão da emissão dos direitos. O valor de cada ação será diluído como resultado do aumento do número de ações emitidas. Para ver se a emissão de direitos de fato dá um desconto material, é necessário estimar quanto do preço da ação da oscilação será diluído. (Confira os perigos da diluição de ações para mais detalhes.)
Ao estimar essa diluição, lembre-se de que você nunca pode saber com certeza o valor futuro da participação expandida das ações, pois ela pode ser afetada por diversos fatores comerciais e de mercado. Mas o preço teórico das ações que resultará após a conclusão da emissão dos direitos - que é o preço da ação ex-direitos - é possível calcular. Esse preço é encontrado dividindo-se o preço total que você pagou por todas as suas ações da Wobble pelo número total de ações que você possuirá. Isso é calculado da seguinte maneira:
Assim, em teoria, como resultado da introdução de novas ações no preço com grandes descontos, o valor de cada uma das ações existentes diminuirá de US $ 5,50 para US $ 4,92. Mas lembre-se, a perda em sua participação existente é compensada exatamente pelo ganho no valor da ação sobre os novos direitos: as novas ações custam US $ 3, mas elas têm um valor de mercado de US $ 4,92. Essas novas ações são tributadas no mesmo ano em que você adquiriu as ações originais e transportadas para contabilizar como receita de investimento, mas não há juros ou outras penalidades tributárias cobradas sobre essa receita de investimento tributável transportada.
2. Ignore a questão dos direitos.
Você pode não ter os US $ 900 para comprar as 300 ações adicionais por US $ 3 cada, para que você possa sempre deixar seus direitos expirarem. Mas isso normalmente não é recomendado. Se você optar por não fazer nada, sua participação será diluída graças às ações extras emitidas.
3 Venda seus direitos para outros investidores.
Em alguns casos, os direitos não são transferíveis. Estes são conhecidos como "direitos não renunciáveis". Mas na maioria dos casos, os seus direitos permitem que você decida se deseja aceitar a opção de comprar as ações ou vender seus direitos a outros investidores ou ao subscritor. Os direitos que podem ser negociados são chamados de "direitos renunciáveis" e, após terem sido negociados, os direitos são conhecidos como "direitos não pagos".
Para determinar quanto você pode ganhar vendendo os direitos, é necessário estimar um valor sobre os direitos pré-pagos antecipadamente. Novamente, um número preciso é difícil, mas você pode obter um valor bruto ao tomar o valor do preço ex-rights e subtrair o preço de emissão dos direitos. Assim, ao preço ajustado ex-direitos de US $ 4,92 menos US $ 3, seus direitos não pagos valem US $ 1,92 por ação. A venda desses direitos criará um ganho de capital para você. (Veja também: Imposto sobre Ganhos de Capital 101.)
The Bottom Line.
É muito fácil para os investidores ficarem tentados pela perspectiva de comprar ações com desconto com uma emissão de direitos. Mas nem sempre é certo que você está fazendo uma barganha. Mas além de saber o preço da ação ex-direitos, você precisa saber o propósito do financiamento adicional antes de aceitar ou rejeitar uma questão de direitos. Certifique-se de procurar uma explicação convincente sobre por que a emissão de direitos e a diluição de ações são necessárias como parte do plano de recuperação. Claro, uma questão de direitos pode oferecer uma solução rápida para um balanço conturbado, mas isso não significa necessariamente que a administração irá resolver os problemas subjacentes que enfraqueceram o balanço em primeiro lugar. Os acionistas devem ser cautelosos. (Para leitura adicional, consulte Investir em direitos e warrants de ações.)
Como sobreviver a uma questão de direitos: À medida que o prazo de pagamento em dinheiro do Barclays se aproxima, quais são as opções dos investidores?
Publicado: 13:41 GMT, 5 de setembro de 2013 | Atualização: 08:07 GMT, 6 de setembro de 2013.
Os acionistas não gostam de problemas de direitos. Qualquer empresa que ofereça aos investidores a escolha indesejada entre arrecadar mais dinheiro ou ver sua holding existente diluída pode esperar um impacto significativo em suas ações.
Meras resmungos na cidade que uma empresa está ponderando uma chamada em dinheiro pode prejudicar gravemente o preço das ações.
O motivo da administração para arrecadar dinheiro vendendo novas ações - normalmente com um grande desconto para apaziguar os investidores - é muitas vezes outra grande causa de descontentamento.
As razões podem ser relativamente benignas, como o desejo de financiar uma aquisição promissora, mas, do outro lado do espectro, uma empresa pode precisar de um resgate à beira do colapso financeiro.
Chamadas em dinheiro: Captações de fundos são suficientemente impopulares para os acionistas, que os patrões da empresa não os fazem de ânimo leve.
As empresas podem realizar captações de recursos por meio da rota mais fácil e rápida de uma colocação de ações, onde elas simplesmente abordam seus principais investidores institucionais em vez de pedir a todos os acionistas que coloquem as mãos nos bolsos em uma questão de direitos.
No entanto, as chamadas em dinheiro tendem a ser suficientemente impopulares para qualquer tipo de acionista que os patrões da empresa não os adotem de maneira leve ou, se possível, para que os investidores possam sempre assumir que envolvem algum tipo de negócio sério.
O Barclays e o G4S cobrem os acionistas por mais dinheiro.
Tome Barclays e G4S, os gigantes corporativos que recorreram a chamadas em dinheiro nos últimos dois meses. Ambos estão em situações um tanto complicadas, embora de tipos muito diferentes.
O Barclays anunciou uma emissão de direitos no valor de 5,8 bilhões de libras em julho, depois de receber a ordem dos guardiões do City para criar mais capital para amortecer futuros choques financeiros.
Os reguladores do Banco da Inglaterra dizendo que o Barclays o jogará de forma mais segura não foi exatamente reconfortante para os investidores quando as lembranças da crise de crédito permanecerem cruas.
O Barclays reagiu, questionando sobre o prazo para aumentar seus buffers de capital, e em um ponto sugeriu que poderia ser forçado a cortar os empréstimos para atender às novas e duras regras. Ele foi derrubado pelo Banco em ambas as contas. Um vício do secretário de Negócios Vince Cable, que comparou o Banco ao "Taleban" por ordenar que os credores recebam dinheiro extra, não ajudou a causa do Barclays.
Contra o pano de fundo dessa sórdida disputa política, as ações do Barclays perderam 9 por cento em dois dias, quando as notícias sobre a questão dos direitos quebraram no final de julho e seu preço ainda não se recuperou (veja gráfico abaixo).
O Barclays acaba de definir um prazo de 13 de setembro para os investidores comprarem suas novas ações, que começarão a ser negociadas no dia 3 de outubro.
Enquanto isso, a G4S acaba de levantar 350 milhões de libras esterlinas, um montante equivalente a 10% de suas ações existentes, como parte de um pacote para reduzir sua dívida de 2 bilhões de libras esterlinas. Desde que optou por uma colocação de ações, tudo foi feito e muito mais rápido do que a questão dos direitos do Barclays.
A empresa de segurança sofreu uma série de reveses nos últimos anos - está condenada e dispendiosa tentativa de comprar a firma dinamarquesa ISS, o desastre das equipes olímpicas e, mais recentemente, um escândalo de contrato de marcação de prisioneiros. Isso culminou em uma atualização de negociação ruim e na demissão do chefe Nick Buckles no início deste ano.
As ações da G4S subiram 5% no dia em que anunciou a colocação das ações, já que os investidores ficaram tranquilos com as medidas de recuperação delineadas pela nova chefe, Ashley Almanza.
Mas o preço das ações vinha se deteriorando desde maio, quando começaram a circular rumores sobre a arrecadação de fundos para os acionistas, e os outros problemas da empresa também causaram um impacto geral. Na época de sua baixa de 2013, em julho, havia caído em quase um quinto.
As ações da G4S estão sendo negociadas de volta perto de seus níveis de janeiro agora (veja abaixo).
Stock watch: Rumores sobre uma campanha de arrecadação de fundos atingiram as ações da G4S em maio, mas seu novo chefe conseguiu convencer os investidores de um caminho para a recuperação.
O que fazer se você estiver investindo em uma empresa que detenha uma questão de direitos.
Outra razão pela qual as questões de direitos tendem a incomodar os investidores é que elas representam um dilema - basicamente, pagar ou não - isso requer uma decisão e também uma ação potencial.
Então, o que você deve fazer se você mantiver ações em uma empresa que anuncia um problema certo? Pedimos a Richard Hunter, chefe de ações da Hargreaves Lansdown, para conversar com os investidores sobre suas opções e sobre o que levar em conta quando chegarem a um julgamento.
Ele diz que os investidores que se deparam com uma questão de direitos deveriam inicialmente se fazer duas perguntas:
1) O motivo pelo qual a empresa está arrecadando dinheiro toca algum alarme?
"Você precisa dar uma boa olhada na empresa e perguntar para que dinheiro está sendo levantado", ele adverte.
2) Você ainda acredita na empresa e no caso de investimento para comprar as ações?
Hunter diz que um investidor pode não ter dinheiro de sobra, sentir que comprar em uma questão de direitos desequilibra seu portfólio ou tem outras razões individuais para não querer participar.
Mas "tudo sendo igual" não deve haver qualquer razão para os investidores ficarem de lado, pois já investiram no estoque.
"Se você é um acionista porque acredita em um caso para uma empresa, não há muitas razões para não assumir uma questão de direitos", diz ele.
E se você ainda é um crente, você pode considerar o problema certo como uma oportunidade para escolher algumas ações a um preço um pouco mais barato, aponta Hunter.
Choppy: As ações do Barclays não se recuperaram desde que anunciou uma emissão de direitos no início deste verão.
Do ponto de vista prático, os investidores têm quatro opções em uma questão de direitos:
1) Assumindo os direitos.
"Normalmente, é oferecido aos acionistas o direito de comprar um número definido de ações na proporção do número que possuem", explica Hunter.
No que diz respeito ao Barclays, eles pretendem oferecer aos acionistas o direito de comprar uma nova ação para cada quatro que possuírem. Cada ação será oferecida ao preço de 185p, representando um desconto de 40,1% para o preço de 309,05p de [29 de julho].
Ele adverte: "Se os acionistas não assumirem a questão dos direitos, sua participação na empresa será diluída".
2) Venda de alguns ou todos os direitos.
"Como os acionistas podem comprar novas ações com desconto para o valor de mercado, os direitos têm um valor intrínseco e, portanto, podem ser negociados no mercado", diz Hunter.
Tempo de decisão: O Barclays estabeleceu um prazo de 13 de setembro para os investidores comprarem novas ações, que começarão a ser negociadas em 3 de outubro.
'Eles são conhecidos como ações não pagas (ou direitos não pagos). Por exemplo, se as ações do Barclays estão sendo negociadas a 300p por ação, as ações pagas nulas terão um valor de mercado bruto de 115p cada.
Os acionistas do Barclays que decidirem assumir seus direitos podem converter as ações não-pagas em ações ordinárias a um custo de 185 p / ação.
Por exemplo, os investidores que detêm 400 ações do Barclays terão direito a 100 ações pagas. Como o preço da opção para assumir esses direitos é de 185p por ação, custaria 185 libras para converter as 100 ações pagas a zero em 100 ações ordinárias.
"Isso daria a você uma nova participação de 500 ações ordinárias (sua participação original de 400 ações mais suas 100 novas ações da emissão de direitos)".
3) Engolir a cauda.
Nesse caso, você vende direitos suficientes para cobrir o custo dos que você compra, saindo efetivamente até mesmo do acordo.
Hunter diz: “Isso envolve a venda de alguns dos direitos para gerar receitas suficientes para cobrir o custo de assumir o restante.
Usando o exemplo acima e assumindo que as ações do Barclays estavam sendo negociadas a 300p, se você tivesse 100 ações pagas nulas elas valeriam 115p cada.
“Os acionistas poderiam, portanto, vender 65 ações pagas sem nada para gerar £ 74,75. Após a nossa comissão de £ 10 por taxa fixa, você teria £ 64,75 o suficiente para assumir 35 direitos sem investir mais dinheiro.
4) Não assumindo os direitos.
Se os acionistas não fizerem nada, a oferta expirará no prazo, diz Hunter.
'Se o preço da ação ordinária do Barclays estiver abaixo do preço de oferta de 185p, as ações pagas sem efeito expirarão sem valor.
"Se, no entanto, o preço da ação do Barclays for superior a 185p, você poderá receber um pagamento em dinheiro por ação não paga aproximadamente igual ao preço da ação do Barclays menos a oferta."
Uma empresa que assume uma questão de direitos entrará em contato com os acionistas para perguntar o que eles querem fazer. Os investidores também podem se aproximar de um corretor para obter assistência.
Essa foi a questão de direitos mais desastrosa de todos os tempos?
O chefe do RBS, Fred Goodwin, pediu aos acionistas que desembolsassem 12 bilhões de libras antes que os bancos britânicos atingissem o ponto crítico em 2008.
Como se viu, o RBS estava a apenas alguns meses de um resgate de impostos de £ 45 bilhões. O governo agora possui mais de 80% do banco.
Desde então, os acionistas institucionais e privados irados uniram forças para montar um processo de 4,5 bilhões de libras contra o banco e seus diretores, alegando que foram enganados sobre sua força financeira.
O RBS declarou que se defenderá "vigorosamente" contra as reivindicações dos acionistas.
Hunter diz que, em retrospectiva, a questão dos direitos das RBS estava jogando bem depois de mal.
Mas ele acrescenta: 'Havia um número de pessoas na cidade que não sabiam e muito menos o investidor de varejo.
"O que aprendemos com isso é que os investidores privados precisam olhar com muita atenção para o propósito de uma questão de direitos."
Compartilhe ou comente este artigo.
A maioria assistiu vídeos de dinheiro.
A MAIORIA LEIA DINHEIRO.
Comentários 4.
Compartilhe o que você pensa.
Os comentários abaixo foram moderados com antecedência.
As exibições expressas nos conteúdos acima são de nossos usuários e não refletem necessariamente as exibições do MailOnline.
Não estamos mais aceitando comentários sobre este artigo.
Mais histórias principais.
CONFIRA SEUS INVESTIMENTOS.
PLATAFORMAS DE INVESTIMENTO DIY.
Portfólios Inteligentes da IG.
Vencedor 2017 Melhores Orientações e ferramentas gerais para provedores de riqueza pessoal.
Bom para fundos e fundos de investimento.
Taxas de contas fixas, sem limites de investimento Bom para grandes potes.
Taxa fixa - de volta em negociações gratuitas Sem taxa de plataforma.
& pound; 4,95 negociação, & pound; 15 min trimestral trading fee Investimento inteligente.
Escolhe carteira de investimentos, para que você não precise de fundos de baixo custo.
Taxa anual de 0,25%, sem custos de negociação.
& pound; 7,50 share and investment trust dealing Carteiras de baixo custo.
Max & libra; 30 partes e investimento confiam na taxa ISA Investir ideias.
Fácil e mais popular plataforma de investimento DIY.
O SHOW DE INVESTIMENTO.
SALVANDO CALCULADORES.
Investir: não perca.
DICAS DE AÇÃO MIDAS.
FUNDO E IDEIAS DE CONFIANÇA.
Mais recente do investimento.
MANEIRAS RÁPIDAS DE SALVAR DINHEIRO.
Cartões de crédito.
Vencedores de bônus premium.
Calculadora de economia de soma mensal ou fixa.
Isto é dinheiro faz parte do Daily Mail, Mail on Sunday & amp; Grupo de mídia Metro.
Oferta de Direitos (Emissão)
O que é uma 'Oferta de Direitos (Emissão)'
Uma oferta de direitos (emissão) é uma questão de direitos para os acionistas existentes de uma empresa que lhes dá direito de comprar ações adicionais diretamente da empresa na proporção de suas participações existentes, dentro de um período de tempo fixo. Em uma oferta de direitos, o preço de subscrição pelo qual cada ação pode ser comprada geralmente tem um desconto para o preço de mercado atual. Os direitos são frequentemente transferíveis, permitindo que o detentor os venda no mercado aberto.
QUEBRANDO PARA BAIXO 'Oferta de Direitos (Emissão)'
As empresas geralmente oferecem direitos quando precisam levantar dinheiro. Eles podem precisar arrecadar dinheiro por uma variedade de razões, por exemplo, pagar dívidas, comprar equipamentos ou adquirir outra empresa. O benefício para uma empresa de levantar dinheiro através de uma oferta de direitos é que a empresa pode ignorar as taxas de subscrição. Em alguns casos, uma empresa pode usar uma oferta de direitos para levantar dinheiro se não houver outras alternativas de financiamento viáveis. Isso é comum durante a desaceleração econômica quando os bancos se tornam relutantes em emprestar para as empresas. O benefício de uma oferta de direitos aos acionistas é que as ações geralmente são oferecidas com desconto. Às vezes, esse desconto pode ser bastante alto, tudo depende do quanto uma empresa sente que precisa para incentivar seus acionistas a participar da oferta de direitos.
Uma oferta de direitos por uma grande empresa estabelecida pode ser tomada pelo mercado como prova de que uma empresa está com dificuldades. Isso porque as ofertas de direitos inundam o mercado com mais ações, diluindo o valor das ações disponíveis. Os acionistas podem ficar descontentes quando suas ações são diluídas. Mas, uma oferta de direitos serve para acalmar essa preocupação porque apenas os acionistas existentes têm a oportunidade de comprar ações adicionais. Isto é, a menos, é claro, os acionistas decidem vender esses direitos.
Uma empresa cujas ações estão sendo negociadas a US $ 25 por peça pode oferecer a seus acionistas o direito de cada ação realizada para comprar uma ação adicional ao preço de US $ 20 cada. Juntamente com os direitos oferecidos, a empresa especificará a data de vencimento. A data de expiração é geralmente de um a três meses a partir da data em que a oferta de direitos é anunciada.
Comments
Post a Comment